Conselhos, Diretoria e Comitê

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é formado por três representantes de cada um dos acionistas da Raízen. Entre outras funções, é responsável por: (a) propor aos acionistas a estratégia global e as prioridades estratégicas para a Companhia; b) determinar as orientações gerais dos negócios da Companhia; c) definir e alterar políticas-chave e o Manual de Autoridades; d) aprovar o desenho dos planos de pensão e aprovar reorganizações societárias; e) nomear/remover membros da Diretoria Executiva; f) aprovar/alterar o Orçamento Anual; g) aprovar contratos materiais e contratos com partes relacionadas; h) aprovar investimentos significativos e a tomada de empréstimos materiais.

 

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Rubens Ometto Silveira Mello
Presidente do Conselho de Administração 26/07/2023 AGO de 2025

O Sr. Rubens é Presidente Executivo do Conselho de Administração da Companhia e da Cosan S.A., além de acionista controlador da Cosan S.A. . É graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972). O Sr. Rubens tem mais de 40 anos de experiência na gestão de grandes empresas, acumulada nas áreas administrativa e financeira. É também Presidente do Conselho de Administração da Rumo S.A, da Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, da Compass Gás e Energia S.A. e Diretor e Presidente do Conselho de Administração da Aguassanta Participações S.A. e suas afiliadas desde 2005.. Antes de ingressar no Grupo Cosan, o Sr. Rubens atuou de 1971 a 1973, como Assessor da Diretoria do UNIBANCO – União de Bancos Brasileiros S.A. e de 1973 a 1980 como Diretor Financeiro da Indústrias Votorantim S.A.

Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães
Membro 26/07/2023 AGO de 2025

O Sr. Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães é formado em Estatística, com MBA em Marketing pela COPPEAD UFRJ. O Sr. Luís Henrique é atualmente diretor presidente da Cosan S.A. Trabalhou como diretor-presidente da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), de abril de 2013 a dezembro de 2015. Em abril de 2015, passou a acumular a Diretoria de Relações com Investidores da Comgás e a Diretoria da Compass Gás e Energia S/A, empresa pertencente à Cosan e administradora da Comgás. Foi vice-presidente executivo Comercial da Raízen nos anos de 2011 e 2012. Assumiu o cargo de CEO da Raízen em abril de 2016 e passou ao cargo de membro do Conselho de Administração da mesma      Companhia em abril de 2020. Anteriormente, atuou em diversas funções na Shell no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.

 

Marcelo Eduardo Martins
Membro 26/07/2023 AGO de 2025

O Sr. Marcelo Martins foi membro do conselho de administração da Cosan S/A de março de 2009 até dezembro de 2017. Voltando a assumir o cargo de diretor vice presidente financeiro e de relação com investidores da Cosan S/A em 01 de maio de 2018. O Sr. Marcelo é bacharel em administração de negócios pela Fundação Getúlio Vargas, especializado em finanças. Ingressou no grupo Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e atuou como Diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios da Votorantim Cimentos entre julho de 2003 e julho de 2007. Antes disso, comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.

Huibert Hans Vigeveno
Membro 26/07/2023 AGO de 2025

O Sr. Huibert Hans Vigeveno é um cidadão holandês, possuindo mestrado em Administração de Negócios na Erasmus University em Roterdã. Huibert iniciou sua carreira na Shell como analista de negócios em 1995 e adquiriu extensa experiência em vendas, marketing e administração geral durante alocações nas áreas de Químicos, Shell Capital, GLP e Lubrificantes no Reino Unido, na Holanda, nos Estados Unidos da América, no México, no Brasil e na China. Em 2009, o Sr. Huibert foi indicado como Vice Presidente de Suprimento e Distribuição, Europa & África e desempenhou papel chave na integração e criação de valor adicional por toda a cadeia de Downstream. Sr. Huibert se mudou para Beijing em 2012, quando foi indicado como Executive Chairman da Shell na China, fortalecendo os negócios da companhia em Upstream e Downstream dentro da China e internacionalmente com parceiros chineses. Huibert retornou a Londres em 2015 para liderar o plano de integração para a combinação de negócios com o Grupo BG. Em 2016, Huibert foi indicado como CEO de Transição do Grupo BG, a maior aquisição da Shell em mais de um século.

Istvan Kapitany
Membro 26/07/2023 AGO de 2025

O Sr. Istvan Kapitany ocupa a posição de Vice Presidente Executivo de Varejo Global da Shell desde 01 de Abril de 2014 e tem cerca de 30 anos de experiência em downstream.

Brian Paul Eggleston
Membro 26/07/2023 AGO de 2025
O Sr. Brian P.Eggleston ocupa o cargo de Vice Presidente Executivo de Finanças Downstream no grupo Shell desde março de 2021. Ele tem mais de 20 anos de experiência na Shell, tendo ocupado outras Vice-Presidências e com experiência de atuação no continente americano
Luciana de Oliveira Cezar Coelho
Membro Independente 26/07/2023 AGO de 2025

A Sra. Luciana de Oliveira Cezar Coelho é graduada em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado na PUC-RJ e mestrado e PhD na Universidade de Havard. Atua no mercado financeiro desde 1997, tendo ocupado cargos em diversas instituições financeiras como Lehman Brothers, Merrill Lynch, Banco ABN Amro Real e Banco Santander, além de ter sido sócia fundadora da Virtus BR Partners, empresa de assessoria financeira, e da STK Capital, gestora de recursos independente. Atualmente é sócia fundadora da STS GAEA Capital, gestora de recursos independente. A Sra. Luciana atua como membro em conselhos de administração de outras empresas desde Novembro de 2012. Atualmente ocupa a posição de membro do Conselho de Administração da Raízen S.A., Energisa S.A., Restoque S.A., LPS Brasil S.A. (Lopes) e Harvard University Global Advisory Council. Sra. Luciana também é co-fundadora do Instituto República.org, co-fundadora e vice presidente do Instituto Vassouras Cultural, associada do Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), membro do Comitê Executivo do Programa Prep – Fundação Lemann, associada do Women Corporate Directors (WCD) e certificada para conselheira fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Sonat Burman-Olsson
Membro Independente 26/07/2023 AGO de 2025

A Sra. Sonat Burman-Olsson é graduada economia, com MBA na Uppsala University, na Suécia e mestrado na Harvard Business School e Universidade de Oxford. Experiência nos setores de indústria, varejo e consumidor, estratégia, operações, marketing e finanças, desenvolvimento de negócios e foco em liderança sustentável. A Sra. Sonat atuou como executiva em empresas como Grupo Electrolux, ICA Gruppen, COOP Sweden, BP ±British Petroleum Sweden e Siemens. Além disso, ocupou a posição de membro do Conselho de Administração em empresas como ICA, Swedish National Pension Fund, Swedish Grocery Retailer’s Association, ICC, Swedish Trade Federation, iZettle e Neste Corporation. Atualmente, também exerce o cargo de membro do conselho de administração nas seguintes empresas: Postnord, Lantmannen e Lindab.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Raízen. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal não pode conter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de empregados de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo da Raízen, tampouco um cônjuge ou parente dos seus administradores. Além disso, a Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do Conselho Fiscal recebam, a título de remuneração, no mínimo, 10% da média da remuneração paga a cada Diretor.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Guilherme José de Vasconcelos Cerqueira
Presidente 26/07/2023 AGO de 2024

O Sr. Guilherme José de Vasconcelos Cerqueira é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com MBA pela COPPEAD. Desde dezembro de 1988, o Sr. Guilherme José de Vasconcelos Cerqueira ocupou diversos cargos no Grupo Shell, inclusive com passagem pela Shell International Ltd., em Londres/RU, onde exerceu funções de gerência entre maio de 2004 e abril de 2007. No Grupo Raizen foi responsável pela área de controladoria desde a criação em Abril de 2011 até Abril de 2014, quando assumiu a responsabilidade pela área financeira e de suprimentos, tendo permanecido no cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores até maio de 2022.

Ana Paula Malvestio
Membro Efetivo 26/07/2023 AGO de 2024

A Sra. Ana Paula Malvestio, com formação em Bacharelado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, tem formação em Conselheira de Administração pelo IBGC, e é sócia da consultoria tributária e societária da PricewaterhouseCoopers. É dedicada exclusivamente à atividade de consultoria com foco na área societária e tributária. Tem experiência em administração da carga tributária para empresas do setor de agronegócio. É especialista em processos de reestruturação societária. Idealizou e coordenou diversas reestruturações societárias. Coordenou e atuou em importantes due diligences no setor sucroalcooleiro. Tem larga experiência em temas tributários, prestando consultoria em temas legais e regulatórios contábeis.

Regina Longo Sanchez
Membro Efetivo 26/07/2023 AGO de 2024

A Sra. Regina Longo Sanchez é formada em Engenharia de Produção pela Poli-USP em e MBA pela Wharton School at the University of Pennsylvania com Majors em Contabilidade e Finanças. Faz parte do Conselho Fiscal da Yduqs Participações S.A., desde 2019, como membra efetiva. É Presidente do Conselho Fiscal da Locaweb Serviços de Internet S.A. desde maio de 2021. Realizou o curso do IBGC – Conselho Fiscal na Prática em abril de 2017. Possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) atuação, entre 2003 a 2017 no grupo Itaú Unibanco, sendo: (a) 7 anos como Head de Relações com Investidores Institucionais, (b) 5 anos no Itaú BBA como Analista de Sell-Side Equity Research, responsável pelo setor de Bancos e Serviços Financeiros e, de (c) 2015 a 2017 como responsável pela Área de Talentos e HR Analytics e programa de Cultura de Risco do conglomerado. Anteriormente ao Itaú Unibanco, trabalhou como Trader de Renda Fixa e Portfolio Manager no Banco SRL e Banco Inter American Express em São Paulo. Desde maio de 2017, é sócia da Lucas Melo e Associados Ltda., atuando como Consultora de Relações com Investidores e Organização Corporativa, e também é Associate Partner na MBA Empresarial, realizando consultoria de admissão para universidades no exterior.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é responsável pelo gerenciamento dos negócios da Raízen, bem como pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Ricardo Dell Aquila Mussa
CEO 01/04/2023 01/04/2025

O Sr. Ricardo Dell Aquila Mussa é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Em Janeiro de 2017 assumiu a Vice Presidência Executiva da Raízen, responsável pela Logística, Trading e Distribuição do grupo e em abril de 2020 assumiu o cargo de CEO da Raízen. Em 2014 assumiu o negócio de Lubrificantes da Cosan como CEO da Cosan Lubrificantes e posteriormente CEO da Moove Lubrificantes com atuação em 6 países incluindo a Europa e América Latina . Ingressou na Cosan em 2007 e foi um dos fundadores e CEO da Radar por 5 anos, empresa dedicada ao investimento em terras agrícolas com alto potencial de valorização. Neste período também foi membro do Conselho do Westchester nos EUA, empresa do TIAA CREF (Fundo Pensão Americano) responsável por investimentos agrícolas nos EUA, Europa e Austrália. Anteriormente desempenhou diversas funções em multinacionais como Unilever e Danone, principalmente na área de Supply Chain. Foi responsável pela área de logística da Danone no Brasil em 2007 e pela área de manufatura da principal fábrica de cosméticos da Unilever na América Latina entre 2006 e 2007. Ainda na Unilever, atuou como diretor global de Compras de óleos e gorduras e também foi responsável pela compra de commodities agrícolas em mais de 25 países.Com vasta experiência internacional, trabalhou na Unilever USA em Connecticut em 2002.

Carlos Alberto Bezerra de Moura
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 01/04/2023 01/04/2025

O Sr. Carlos Alberto é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com pós-graduação em Administração Financeira na Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e MBA em Administração Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com extensão pela Kellogg School of Management, além de outros programas de educação executiva. Atuou como Diretor Executivo e CFO da BRF S.A., da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), da Diagnósticos da América S.A. (DASA), além de ter sido Diretor e Sócio do Itaú Unibanco Holding Financeira e de ter passagens anteriores pelo Banco Bozano, Simonsen e Deloitte Touche Tohmatsu.

Francis Vernon Queen Neto
Vice-Presidente Executivo de Etanol, Açúcar e Bionergia 01/04/2023 01/04/2025

Francis é formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Em 2008, Francis assumiu a posição de CIO do Grupo Cosan, vindo da Accenture do Brasil. Em 2010 foi nomeado Diretor Executivo responsável pelo Centro de Serviços Compartilhados da Cosan. Com a formação da Joint Venture entre Shell e Cosan em 2011, assumiu a gestão do Centro de Serviços Compartilhados da Raízen. Em 2017, tornou-se Vice Presidente de Operações de Etanol, Açúcar e Bioenergia. Um ano depois, assume a Vice Presidência Executiva de Açúcar, Etanol e Bioenergia da Raízen coordenando mais de 23 mil funcionários nas 26 unidades produtoras de cana-de-açúcar.

Frederico Barbosa Saliba
Vice-Presidente de Energia e Renováveis 01/04/2023 01/04/2025

Frederico Saliba, Vice-Presidente de Energia & Renováveis, é economista formado pela PUC-MG, com especialização em Finanças pela University of California – San Diego, ingressou na Shell em 1998, tendo atuado nas áreas de Trading de Gás, Energia & Produtos Ambientais no Brasil, Estados Unidos e Canadá, e também nos segmentos de Upstream, B2B, Varejo e Lubrificantes. Entre outras atividades, liderou a criação e gestão de varios negocios da empresa para o crescimento do portoflio de trading de energia renovavel na America do Norte, e em seu retorno ao Brasil em 2017, atuou como Presidente da Shell Energy Brasil até setembro de 2020.

Rodrigo César Caldas de Sá
Vice Presidente Jurídico 01/04/2023 01/04/2025

O Sr. Rodrigo ocupou a posição de líder do time tributário da Companhia desde 2012. Anteriormente, atuou em escritórios de advocacia, consultorias e departamentos jurídicos de grandes empresas. O Sr. Rodrigo
é formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, possui LLM em Direito Tributário pela King’s College – University of London e possui MBA pela Fundação Getulio Vargas.

Teofilo Lacroze
Vice-Presidente de Mobilidade 25/09/2023 25/04/2025

O Sr. Teófilo Lacroze Teófilo Lacroze é atualmente CEO Regional de Mobilidade do Grupo Raízen, com atuação nas operações de Produção, Distribuição e Comercialização de combustíveis, lubrificantes, especialidades e serviços da marca Shell no Brasil, Argentina e Paraguai. Possui vasta experiência no setor, tendo desenvolvido sua carreira por mais de 25 anos atuando em diversos cargos, negócios e países para a Shell. O Sr. Teófilo ingressou na Shell Argentina em 1996 como Analista Financeiro na Refinaria de Buenos Aires. Continuou sua carreira trabalhando no Reino Unido, onde atuou como Conselheiro de Estratégia Regional para a América Latina e África. A maior parte de sua carreira esteve relacionada ao negócio de varejo, ocupando diversos cargos na Argentina, no Brasil e na República Dominicana. Em 2004,  foi transferido para a Shell Brasil como Diretor Executivo (2004-2010) e depois para a Raízen Brasil (2011-2015), uma Joint Venture entre a Shell plc e o Grupo Cosan do Brasil. Suas principais atividades se concentraram principalmente nos negócios de Varejo, Distribuição e Supply Chain, chegando à Vice-Presidência Comercial da Raízen, último cargo que ocupou no Brasil antes de retornar à Argentina como Presidente da Shell em julho de 2015. Desde outubro de 2018, quando a Raízen adquiriu os ativos do negócio Downstream da Shell na Argentina, até maio de 2023 foi Presidente e CEO da Raízen Argentina antes de passar para sua posição atual dentro do grupo Raízen. Teofilo é formado em Administração de Empresas pela Universidade de San Andres e também possui MBA pela Universidade de Cambridge. Em 04 de setembro de 2023 foi eleito, por meio de Assembleia Geral Extraordinária, membro do Conselho de Administração da Raízen Energia S.A.

Carlos Alberto Griner*
Vice-Presidente de Gente - -

Atual Vice-Presidente de Gente na Raízen. Possui vasta experiência em grandes empresas e carreira multisetorial. Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e MBA pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na área de Construção Pesada e Infraestrutura, migrando posteriormente para Qualidade e RH. Trabalhou por quase dez anos na Suzano Papel e Celulose na posição de Diretor Executivo de Recursos Humanos, onde foi responsável também pelas áreas de Sustentabilidade, Relações Institucionais e Comunicação Corporativa. Sua experiência profissional inclui ainda mais de 10 anos na GE no Brasil, Estados Unidos e México na área de Aviação e como Diretor Corporativo de RH para o México e América Latina. Atuou por 5 anos no papel de VP de Pessoas e de Sustentabilidade da Embraer. Foi membro do Comitê de Recursos Humanos do Grupo Abril por cinco anos, do conselho da Júnior Achievement do Brasil, Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham e Diretor da ABRH-SP.

Fabio Mota*
Vice-Presidente de Serviços aos Negócios e Tecnologia - -

Vice-presidente da Raízen e também responsável por Inovação e o Pulse, espaço de hospedagem e aceleração de startups. Por 7 anos ocupou a função de diretor de tecnologia da informação também na Raízen. Anteriormente, foi consultor da Accenture liderando projetos em diversos setores (bens de consumo, varejo, aéreo, óleo e gás, telecom e utilities). É engenheiro mecânico de produção pela FEI com especialização em administração de empresas pela FGV e extensões acadêmicas em Liderança e Inovação pela ISE/IESE, INSEAD, UC Berkeley e Tel Aviv University. Atua também como professor de pós-graduação e MBA no IBE-FGV e Pecege/Esalq-USP.

Paulo Corte Real Neves*
Vice-Presidente de Trading - -

Atual Vice-Presidente de Trading, é engenheiro industrial formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (“UFRJ”), com especialização na área de Upstream para indústria do ramo petrolífero junto à Agência Nacional de Petróleo (“ANP”). Paulo Neves já atuou no ramo de telecomunicação e administração governamental como consultor de negócios da área de varejo. Paulo Neves ingressou no Grupo Shell em 2002 para atuar como gerente de varejo e na área de fornecimento de biocombustíveis. Em 2011 ele assumiu a posição de gerente da área de trading de Etanol do Grupo Raízen e, posteriormente, o cargo de Vice Presidente da área de trading.

Claudio Borges Teophilo Gaspar Oliveira*
Vice-Presidente de Relações Institucionais - -

Vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Raízen, Cláudio é graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Possui especialização na Thunderbird School of Global Management em Glendale, Arizona, e na Kenan-Flager Business School em Chapel Hill, Carolina do Norte. Cláudio iniciou sua carreira como estagiário na ExxonMobil e passou a ocupar posições de crescente responsabilidade nos diversos setores da empresa. No Brasil e nos Estados Unidos transitou entre as áreas de suprimentos, finanças, relações institucionais e trading. Na Raízen tem como compromisso contribuir com a transição energética do Brasil por meio de práticas sustentáveis e na forte relação com o setor sucroenergético. Cláudio é também Conselheiro Consultivo do Instituto Brasileiro do Petróleo – IBP atuando frente ao desenvolvimento de uma indústria competitiva e sustentável.

Juliano Tamaso*
Vice-Presidente de Supply Chain - -

Juliano é Engenheiro e está na Raízen desde a formação da Companhia, tendo ingressado na Shell há 20 anos, atuando nas áreas de vendas e marketing em combustiveis e energia. Na Raízen desde a sua constituição, ocupou posições em suprimentos, originação de biocombustíveis e trading de açúcar.

Paula Kovarsky*
Vice-Presidente de Estratégia e Sustentabilidade - -

Paula Kovarsky é graduada em Engenharia de Produção pela PUC-Rio e com MBA em Finanças pelo IBMEC. Possui 20 anos de experiência no setor de Energia, tendo trabalhado no Itaú BBA por 9 anos como Head da equipe de Equity Research, Head of Latam Oil & Gas and Petrochemicals e Head de Utilites. Anteriormente trabalhou na Shell por 10 anos como gerente de Business Developer em Gas&Power e E&P.
Desde 2015, Kovarsky assumiu o cargo de Diretora de Relações com Investidores na Cosan e, em 2017, passou a liderar o escritório de Nova York da Companhia como Head de RI e ESG. Atualmente Paula Kovarsky é vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade (“Chief Strategic Officer”) na Raízen.

Comitê Estatutário de Auditoria

O Comitê Estatutário de Auditoria e Integridade é órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração, composto por 3 (três) membros, nos termos e de acordo com requisitos exigidos pela regulamentação aplicável. As competências e atribuições do Comitê Estatutário de Auditoria e Integridade estão descritas em seu Regimento Interno e no Estatuto Social da Companhia.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Patricia Regina Verderesi Schindler
Coordenadora do Comitê de Auditoria e Integridade 28/07/2023 28/07/2025

A Sra. Patricia Verderesi Schindler é graduada em administração de empresas pela PUC-SP, com mestrado (MBA) pela Wharton School, Universidade da Pennsylvania nos Estados Unidos. Atua no mercado financeiro desde 1991, tendo ocupado cargos em diversas instituições financeiras, tais como Grupo Citibank, Safra e JP Morgan. A Sra. Patricia Verderesi Schindler atuou como membro independente do Comitê Especial da Cosan S.A. para fins do Parecer de Orientação CVM nº 35 pelo período de agosto a dezembro de 2020.

Luciana de Oliveira Cezar Coelho
Membro 28/07/2023 28/07/2025

A Sra. Luciana de Oliveira Cezar Coelho é graduada em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado na PUC-RJ e mestrado e PhD na Universidade de Havard. Atua no mercado financeiro desde 1997, tendo ocupado cargos em diversas instituições financeiras como Lehman Brothers, Merrill Lynch, Banco ABN Amro Real e Banco Santander, além de ter sido sócia fundadora da Virtus BR Partners, empresa de assessoria financeira, e da STK Capital, gestora de recursos independente. Atualmente é sócia fundadora da STS GAEA Capital, gestora de recursos independente. A Sra. Luciana atua como membro em conselhos de administração de outras empresas desde Novembro de 2012. Atualmente ocupa a posição de membro do Conselho de Administração da Raízen S.A., Energisa S.A., Restoque S.A., LPS Brasil S.A. (Lopes) e Harvard University Global Advisory Council. Sra. Luciana também é co-fundadora do Instituto República.org, co-fundadora e vice presidente do Instituto Vassouras Cultural, associada do Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), membro do Comitê Executivo do Programa Prep – Fundação Lemann, associada do Women Corporate Directors (WCD) e certificada para conselheira fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Sonat Burman-Olsson
Membro 28/07/2023 28/07/2025

A Sra. Sonat Burman-Olsson é graduada economia, com MBA na Uppsala University, na Suécia e mestrado na Harvard Business School e Universidade de Oxford. Experiência nos setores de indústria, varejo e consumidor, estratégia, operações, marketing e finanças, desenvolvimento de negócios e foco em liderança sustentável. A Sra. Sonat atuou como executiva em empresas como Grupo Electrolux, ICA Gruppen, COOP Sweden, BP ±British Petroleum Sweden e Siemens. Além disso, ocupou a posição de membro do Conselho de Administração em empresas como ICA, Swedish National Pension Fund, Swedish Grocery Retailer’s Association, ICC, Swedish Trade Federation, iZettle e Neste Corporation. Atualmente, também exerce o cargo de membro do conselho de administração nas seguintes empresas: Postnord, Lantmannen e Lindab.

1) De acordo com a definição do Regulamento do Novo Mercado da B3. Clique aqui para mais detalhes sobre os critérios.

2) Mandato de dois anos ou até que novos membros sejam eleitos em substituição.

*Não compõe a diretoria estatuária