Materialidade
Como forma de manter uma escuta ativa aos nossos públicos de interesse e um direcionamento adequado para nosso modelo de negócio, revisitamos a cada dois anos nossa matriz de materialidade de sustentabilidade para acompanhar e antecipar as principais tendências ESG globais. Por meio de consultoria especializada, são envolvidos no processo: lideranças da Raízen, clientes, investidores/acionistas, colaboradores, especialistas, sindicatos, imprensa, governo, entre outros. O último processo foi conduzido em 2021, em que foram identificados sete temas materiais:
- Mudanças climáticas e transição energética;
- Gestão de saúde, segurança e meio ambiente;
- Governança, ética e compliance;
- Inovação, desenvolvimento e economia circular;
- Relacionamento com comunidades;
- Direitos humanos, diversidade e inclusão;
- Desempenho econômico-financeiro e expansão dos negócios.
Plano Estratégico
Motivados a sermos referência em sustentabilidade para os setores em que atuamos, estruturamos um robusto Plano Estratégico de Sustentabilidade, composto por ambições, indicadores e diversas iniciativas para cada um dos temas estratégicos de sustentabilidade. O plano nos direciona de maneira objetiva e organizada na busca por cumprir com nossos compromissos públicos.
Compromissos Públicos
Com o objetivo de deixar claro o nosso comprometimento com o impacto positivo dos nossos negócios, operações, produtos e serviços, bem como de estimular nossos parceiros de negócio e elos da nossa cadeia de valor a evoluírem em suas ambições em sustentabilidade, assumimos e divulgamos nossos compromissos públicos, que se relacionam com 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas .Estes compromissos nos apoiam fortemente na direção de redefinirmos o futuro da energia, por meio do desenvolvimento de soluções de alto valor para nossos principais públicos de relacionamento. São eles:
Mudanças Climáticas e Gestão de Emissões
- Pegada de carbono: Reduzir em 20% a pegada de carbono do etanol.
- Energia renovável: Aumentar em 80% a produção de energia renovável.
- EBITDA proveniente de renováveis: Alcançar e manter 80% do EBITDA ajustado proveniente de Negócios renováveis.
- Uso de produtos: Reduzir em 10% a intensidade de carbono do uso de produtos vendidos
Gestão Hídrica
- Captação de água: Reduzir a captação de água de fontes externas em 15% (Durante o período de moagem)
Gestão Agrícola e Biodiversidade
- Eficiência energética: Aumentar a geração de energia por área colhida (GJ/ha) em 15%
- Rastreabilidade da cana: Garantir a rastreabilidade de 100% do volume de cana moída (própria e de terceiros) e zero desmatamento ilegal pós 2008
Compras Sustentáveis
- Bioparques certificados: Atingir e manter todas as unidades em operação (EAB) certificadas por um padrão internacionalmente reconhecido
- Cana de açúcar certificada: Atingir e manter 100% das fontes de cana de açúcar tendo por referência um padrão de sustentabilidade reconhecido internacionalmente.
- Gestão de fornecedores: Monitorar 100% dos fornecedores críticos sob a ótica ESG
Direitos Humanos e Bem-Estar
- Avanços em direitos humanos: Promover avanços na área de direitos humanos em nossas operações e em nossa cadeia de suprimentos.
Ética e Governança
- Atuação multistakeholder: Ser membro atuante em grupos setoriais multi stakeholders.
- Influência ativa sobre parceiros estratégicos: Influenciar de maneira ativa nossas contrapartes em relação aos valores de Ética & Compliance da Raízen.
Relacionamento com o Entorno
- Promoção da educação: Impulsionar ações de educação em 100% dos territórios em que a Raízen opera por meio de programas da Fundação Raízen.
Diversidade e Inclusão
- Alcançar, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.