Conselho e Diretoria

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é responsável pelo gerenciamento dos negócios da Raízen, bem como pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

Nome Cargo
Ricardo Dell Aquila Mussa
CEO

O Sr. Ricardo Dell Aquila Mussa é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Em Janeiro de 2017 assumiu a Vice Presidência Executiva da Raízen, responsável pela Logística, Trading e Distribuição do grupo e em abril de 2020 assumiu o cargo de CEO da Raízen. Em 2014 assumiu o negócio de Lubrificantes da Cosan como CEO da Cosan Lubrificantes e posteriormente CEO da Moove Lubrificantes com atuação em 6 países incluindo a Europa e América Latina . Ingressou na Cosan em 2007 e foi um dos fundadores e CEO da Radar por 5 anos, empresa dedicada ao investimento em terras agrícolas com alto potencial de valorização. Neste período também foi membro do Conselho do Westchester nos EUA, empresa do TIAA CREF (Fundo Pensão Americano) responsável por investimentos agrícolas nos EUA, Europa e Austrália. Anteriormente desempenhou diversas funções em multinacionais como Unilever e Danone, principalmente na área de Supply Chain. Foi responsável pela área de logística da Danone no Brasil em 2007 e pela área de manufatura da principal fábrica de cosméticos da Unilever na América Latina entre 2006 e 2007. Ainda na Unilever, atuou como diretor global de Compras de óleos e gorduras e também foi responsável pela compra de commodities agrícolas em mais de 25 países.Com vasta experiência internacional, trabalhou na Unilever USA em Connecticut em 2002.

Guilherme José de Vasconcelos Cerqueira
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

O Sr. Guilherme José de Vasconcelos Cerqueira é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com MBA pela COPPEAD. Desde dezembro de 1988, o Sr. Guilherme José de Vasconcelos Cerqueira ocupou diversos cargos no Grupo Shell, inclusive com passagem pela Shell International Ltd., em Londres/RU, onde exerceu funções de gerência entre maio de 2004 e abril de 2007. No Grupo Raizen foi responsável pela área de controladoria desde a criação em Abril de 2011 até Abril de 2014, quando assumiu a responsabilidade pela área financeira e de suprimentos.

Francis Vernon Queen Neto
Vice-Presidente Executivo de Etanol, Açúcar e Bionergia

Francis é formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Em 2008, Francis assumiu a posição de CIO do Grupo Cosan, vindo da Accenture do Brasil. Em 2010 foi nomeado Diretor Executivo responsável pelo Centro de Serviços Compartilhados da Cosan. Com a formação da Joint Venture entre Shell e Cosan em 2011, assumiu a gestão do Centro de Serviços Compartilhados da Raízen. Em 2017, tornou-se Vice Presidente de Operações de Etanol, Açúcar e Bioenergia. Um ano depois, assume a Vice Presidência Executiva de Açúcar, Etanol e Bioenergia da Raízen coordenando mais de 23 mil funcionários nas 26 unidades produtoras de cana-de-açúcar.

José Leonardo Martin de Pontes
Vice-Presidente Executivo Comercial Downstream

Leonardo Pontes, nascido no Rio de Janeiro, é formado em Administração com ênfase em finanças pela UERJ e pós graduado em estratégia, negociação e liderança por Cranfield University, Harvard e INSEAD. Possui 20 anos de experiência no mercado de combustível e energia, primeiramente no Grupo Shell, onde atuou por 13 anos no Brasil e na Europa em cargos como global fuels pricing strategy, diretorias comercial e de business development & strategic planning. Na Raízen, ocupou a diretoria comercial B2C e B2B e desde 2013 a diretoria executiva de logística, responsável por toda a operação de combustíveis no Brasil e de Etanol e Açúcar global, além de relação Raízen-Petrobrás.

Frederico Barbosa Saliba
Vice-Presidente de Energia e Renováveis

Frederico Saliba, Vice-Presidente de Energia & Renováveis, é economista formado pela PUC-MG, com especialização em Finanças pela University of California – San Diego, ingressou na Shell em 1998, tendo atuado nas áreas de Trading de Gás, Energia & Produtos Ambientais no Brasil, Estados Unidos e Canadá, e também nos segmentos de Upstream, B2B, Varejo e Lubrificantes. Entre outras atividades, liderou a criação e gestão de varios negocios da empresa para o crescimento do portoflio de trading de energia renovavel na America do Norte, e em seu retorno ao Brasil em 2017, atuou como Presidente da Shell Energy Brasil até setembro de 2020.

Antonio Ferreira Martins
Vice Presidente Jurídico

O Sr. Antonio trabalhou em diversas Companhias do Grupo Shell por mais de 20 anos. Anteriormente, ocupou cargos de advogado em outras empresas e escritórios de advocacia.

Paula Carvalho Benevides*
Vice-Presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Atual Vice-Presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional na Raízen. Possui vasta experiência em gestão de pessoas, cultura e transformações organizacionais. Formada em Psicologia, com MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela FGV e MBA em Gestão Empresarial pela Unicamp. Possui experiência profissional de mais de 18 anos em empresas multissegmentos, tendo também atuado em consultoria de desenvolvimento organizacional para empresas nacionais e globais. No grupo Cosan atuou como head de Recursos Humanos na Rumo, Cosan Alimentos, Lubrificantes e Comgás. Atualmente também atua como Diretora presidente da Fundação Raízen e mentora de organizações de impacto social.

Fabio Mota*
Vice-Presidente do Centro de Serviços Compartilhados

Vice-presidente da Raízen e também responsável por Inovação e o Pulse, espaço de hospedagem e aceleração de startups. Por 7 anos ocupou a função de diretor de tecnologia da informação também na Raízen. Anteriormente, foi consultor da Accenture liderando projetos em diversos setores (bens de consumo, varejo, aéreo, óleo e gás, telecom e utilities). É engenheiro mecânico de produção pela FEI com especialização em administração de empresas pela FGV e extensões acadêmicas em Liderança e Inovação pela ISE/IESE, INSEAD, UC Berkeley e Tel Aviv University. Atua também como professor de pós-graduação e MBA no IBE-FGV e Pecege/Esalq-USP.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é formado por três representantes de cada um dos acionistas da Raízen. Entre outras funções, é responsável por: (a) propor aos acionistas a estratégia global e as prioridades estratégicas para a Companhia; b) determinar as orientações gerais dos negócios da Companhia; c) definir e alterar políticas-chave e o Manual de Autoridades; d) aprovar o desenho dos planos de pensão e aprovar reorganizações societárias; e) nomear/remover membros da Diretoria Executiva; f) aprovar/alterar o Orçamento Anual; g) aprovar contratos materiais e contratos com partes relacionadas; h) aprovar investimentos significativos e a tomada de empréstimos materiais.

Nome Cargo
Rubens Ometto Silveira Mello
Presidente do Conselho de Administração

O Sr. Rubens é Presidente do Conselho de Administração da Raízen Energia S.A., da Raízen Combustíveis S.A., da Cosan S.A e da Cosan Limited. É graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972). O Sr. Rubens tem mais de 30 anos de experiência na gestão de grandes empresas, acumulada nas áreas administrativa e financeira. É também Diretor Geral e Presidente do Conselho de Administração da Costa Pinto S.A. desde 1980, Presidente do Conselho de Administração da Rumo Logística Operadora Multimoldal S.A., atual Rumo S.A., desde 1998, e Diretor e Presidente do Conselho de Administração da Aguassanta Participações S.A. desde 2005. Ocupa também a posição de Conselheiro na ÚNICA – União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo. Antes de ingressar no Grupo Cosan, o Sr. Rubens atuou de 1971 a 1973, como Assessor da Diretoria do UNIBANCO – União de Bancos Brasileiros S.A. e de 1973 a 1980 como Diretor Financeiro da Indústrias Votorantim S.A.

Huibert Hans Vigeveno
Membro

O Sr. Huibert Hans Vigeveno é um cidadão holandês, possuindo mestrado em Administração de Negócios na Erasmus University em Roterdã. Huibert iniciou sua carreira na Shell como analista de negócios em 1995 como analista de negócios e adquiriu extensa experiência em vendas, marketing e administração geral durante alocações nas áreas de Químicos, Shell Capital, GLP e Lubrificantes no Reino Unido, na Holanda, nos Estados Unidos da América, no México, no Brasil e na China. Em 2009, o Sr. Huibert foi indicado como Vice Presidente de Suprimento e Distribuição, Europa & África e desempenhou papel chave na integração e criação de valor adicional por toda a cadeia de Downstream. Sr. Huibert se mudou para Beijing em 2012, quando foi indicado como Executive Chairman da Shell na China, fortalecendo os negócios da companhia em Upstream e Downstream dentro da China e internacionalmente com parceiros chineses. Huibert retornou a Londres em 2015 para liderar o plano de integração para a combinação de negócios com o Grupo BG. Em 2016, Huibert foi indicado como CEO de Transição do Grupo BG, a maior aquisição da Shell em mais de um século.

Istvan Kapitany
Membro

O Sr. Istvan Kapitany ocupa a posição de Vice Presidente Executivo de Varejo Global da Shell desde 01 de Abril de 2014 e tem cerca de 30 anos de experiência em downstream.

Douglas Moray Alexander
Membro

O Sr. Douglas Alexander Moray ocupou o cargo de Vice-Presidente Executivo de Operações Financeiras no grupo Shell desde 2013. Ele tem 29 anos de experiência com a Shell nos negócios de Upstream e Downstream, incluindo experiência na América Latina.

Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães
Membro

O Sr. Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães é formado em Estatística, com MBA em Marketing. Trabalhou como diretor-presidente da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), de abril de 2013 a dezembro de 2015. Em abril de 2015, passou a acumular a Diretoria de Relações com Investidores da Comgás e a Diretoria da Distribuidora de Gás Participações S/A, empresa pertencente à Cosan e administradora da Comgás. Foi vice-presidente executivo Comercial da Raízen nos anos de 2011 e 2012. Assumiu o cargo de CEO da Raízen em abril de 2016, onde permaneceu até abril de 2020, quando passou ao cargo de membro do Conselho de Administração da mesma Companhia. Anteriormente, atuou em diversas funções na Shell no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.

Marcelo Eduardo Martins
Membro

O Sr. Marcelo Martins foi membro do conselho de administração da Cosan S/A de março de 2009 até dezembro de 2017. Voltando a assumir o cargo de diretor vice presidente financeiro e de relação com investidores da Cosan S/A em 01 de maio de 2018. O Sr. Marcelo é bacharel em administração de negócios pela Fundação Getúlio Vargas, especializado em finanças. Ingressou no grupo Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e atuou como Diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios da Votorantim Cimentos entre julho de 2003 e julho de 2007. Antes disso, comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.

*Não compõe a diretoria estatuária.